6 de fev. de 2009

Rotulados

Saiu no MixBrasil.

Na pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo em conjunto com o Núcleo de Opinião Pública, foi revelado que os gays em geral não são bem vistos pela sociedade. De acordo com o estudo, 57% das 2.014 pessoas entrevistadas acreditam que os gays "quase sempre são promíscuos".Outros números foram revelados pela pesquisa: 29% admitem que são homofóbicos com travestis, 28% não suportam transexuais, 27% não toleram lésbicas e bissexuais e 26% não conseguem ver dois homens juntos. Além do preconceito a olhos vistos, o estudo apontou que apenas 24% dos entrevistados em 150 municípios brasileiros acreditam que os gays precisam de medidas legais que os amparem. A pesquisa conclui comparando que os gays sofrem com o mesmo nível de rejeição comumente dedicado à ciganos, ex-presidiários e prostitutas.

Isto me faz perguntar: até onde a postura dos gays reforça este preconceito? O que faz com que a sociedade nos veja desta forma? Chegaremos ao ponto de ver estes números diminuírem? Quando? Temos esperança que isto aconteça? Queremos que a sociedade nos veja com outros olhos? O importante é parar um pouco, pensar, refletir, reavaliar, para quem sabe, mudar este olhar.

Um comentário:

  1. Acho que é uma questão de ignorância associada com machismo. Ser promíscuo para um gay é defeito, mas ter um "filhão" que come todas as menininhas do colégio, empregadas e biscates em geral é motivo de orgulho? Quanto àqueles cujo comportamento denigre toda a classe, isso infelizmente acontece em qualquer segmentos. Vide os advogados! Ah, Andrézão, é "reforça"!!!

    ResponderExcluir